9Ano – Teste Intermédio Ciências Naturais – 30 abril 2013

Posted: 30 de Abril de 2013 in 9Ano
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Teste Intermédio de Ciências Naturais – 9.º ano – 30 abril 2013

Enunciado:  Versão 1  |  Versão 2
Critérios de Classificação: aqui

Nota: podes encontrar as soluções consultando os critérios de classificação (página 4 em diante).

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Comentários
  1. Fábio Marques diz:

    O teste até era acessível, mas eu, um aluno de 5, vou ter um mau resultado neste teste, pois o teste não verificava de todo os conhecimentos dos alunos, mas sim, a sua capacidade de analisar os documentos… Bastava uma pequenina falha, que lá se ia uma pergunta. Para ser sincero, acho que as avaliações não deveriam ser assim… A descida neste teste não será por falta de conhecimentos…

    • André diz:

      A minha professora disse que se nos queríamos safar nesse exame teríamos de ir ao geral e não prestar atenção aos pormenores… conclusão, exame cheioooooo de pormenores! Também sou aluno de 5 mas presumo que vá tirar um 4.
      Achei um exame +/- acessível que tinha algumas partes de cultura geral.

  2. David Miguel Morais de Andrade diz:

    A vida não baseia no “decorar conhecimentos”. O meus testes de avaliação de nono ano sempre se basearam na análise de documentos, por isso não foi, de todo, uma surpresa. Mas agora isso são apenas gostos, preferes talvez a matéria em si do que a análise de documentos. Em termos de Ciências Naturais, és igual a mim, eu não gosto muito de analisar documentos. Mas acho que a análise é importante.

    • Fábio Marques diz:

      Sim, exatamente, a vida não baseia no “decorar conhecimentos”, até porque a análise é bastante importante, mas eu acho é que o teste foi aproximadamente 75% à base de análise, o que não implica muito os conhecimentos dos alunos. Eu sempre fiz testes em C.N. a analisar documentos, mas assim tanto como neste teste não… Mas pronto…

  3. ana cristina diz:

    Consultando os critérios várias dúvidas surgiram:
    na questão 1 do grupo II será necessário referir que são predadores e dispersores, ou bastará apenas uma das hipóteses? Já agora, quando um animal ingere um vegetal é predação????
    Na questão 3 grupo Iv tenho a cotação se preencher o quadro de cruzamento mas não referir quais os alelos do pai e quais os da mãe?

  4. David Miguel Morais de Andrade diz:

    “quando um animal ingere um vegetal é predação????”

    R: De acordo com o meu manual de CN do 8º ano: “A predação (…) é uma relação com benefício para um dos seres vivos (predador) em que o outro (presa) é prejudicado (interação +/-). O predador mata a presa para se alimentar.”

    Eu penso que o rato do campo, o gaio e os outros animais não matam sobreiros para se alimentarem das bolotas, mas isto é só “just saying”. Agora, se é o manual ou se é o GAVE quem se encontra mal (ou ambos), isso já não sei. De acordo com a enciclopédia Wikipédia, a predação ocorre somente entre animais (ver http://pt.wikipedia.org/wiki/Preda%C3%A7%C3%A3o ).

    O meu livro dá o exemplo de plantas carnívoras, mas não está implícito que elas participam numa relação de predação, sendo elas as predadoras.

    “será necessário referir que são predadores e dispersores, ou bastará apenas uma das hipóteses?”

    Assim, de acordo com a resposta que dei anteriormente, eu diria que poderias colocar as duas ou apenas “dispersores”. Eu coloquei os dois, mas nós (alunos) não temos culpa de que tenhamos aprendido que “O predador mata a presa para se alimentar.”.

    “tenho a cotação se preencher o quadro de cruzamento mas não referir quais os alelos do pai e quais os da mãe?”
    Só fizeste o quadro de cruzamento assim sem nenhuma explicação prévia? Isso não é lá muito bom, ainda mais que, se tivesses ido durante o teste às cotações, terias reparado que esse item valia 8 pontos (em 100), ou seja, era um dos itens que valia mais pontos. Esses itens requerem sempre uma explicação pormenorizada do raciocínio do aluno, expondo tudo o que seja de interesse.
    Supondo que saibas fazer o quadro de cruzamento, se colocasses genótipos “ao calhas”, terias 2/9 de probabilidade de acertar: repara que há 1/3 de probabilidade de acertares o genótipo de cada um dos indivíduos, ou seja, 1/3 * 1/3 = 1/9 de probabilidade de acertares o par de genótipos correspondente. Mas poderias ter colocado o genótipo do pai em cima e o da mãe à esquerda ou vice-versa. Assim, terias o dobro das hipóteses (2 * 1/9 = 2/9) de acertar.
    Repara que perguntaste se tinhas “A cotação”. A cotação são 8 pontos, e isso seria um bocadinho injusto receberes os 8, já que, a meu ver, já é injusto se alguém fizer as escolhas múltiplas aleatoriamente e receber grande parte dos pontos correspondentes à pontuação total que corresponde às escolhas múltiplas. 2/9 de probabilidade já é algo considerável. Agora, eu também acho mal que um aluno receba 0 pontos se não referir os alelos CORRETAMENTE e preencher, com os alelos incorretamente, o quadro de cruzamento e deduzir, daí a probabilidade que corresponde ao correto preenchimento desse quadro (com alelos INCORRETOS, mas bem preenchido).
    Mas é bom, por um lado, que seja o/a teu/tua professor(a) a corrigir, pois ele/ela sabe as capacidades que tu tens e pode ter isso em causa e dar-te a cotação que mereces (que será toda caso tenhas mesmo “provado para ti própria” o genótipo de cada um dos indivíduos).

  5. rui diz:

    Na pergunta sobre os fumadores, que implicava a análise dos gráficos para saber qual das afirmações se verificavam (qualquer coisa como o LDL e LDH e os seus valores) penso que existem 2 afirmações, ambas verdadeiras. O LDL encontra-se no valor limiar ótimo e os valores do LDH também correspondem à afirmação (não consigo aceder ao teste por isso não consigo precisar os dados). No site do gave quando li os critérios apenas uma opção estava correta (como é normal) mas penso que tem um erro. Se não tem, alguém me pode explicar? Obrigado desde já! 😉

  6. DMMF diz:

    Eu sou aluno de 4, mas na minha turma só houve 5 positivas.
    E eu fui uma delas.=)

  7. David Miguel Morais de Andrade diz:

    Tive 90%, mas na minha turma houve um 91%.
    50% da turma teve positiva.
    Eu diria que os resultados deste teste até foram animadores, comparando com outras disciplinas, como Português ou Matemática.

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